Desorganização: um problema de saúde

macbook-690276_640

Provavelmente você já sentiu a necessidade de organizar e limpar a casa quando está passando por momentos de tristeza e ansiedade.

Eu vivo passando por isso, já que sou uma pessoa bem ansiosa. Mas não sabia que pode existir uma relação direta entre o ambiente que vivemos e a ansiedade. Normalmente a desordem no ambiente reflete a desordem psíquica.

Existem pesquisas na área de psicologia ambiental que procuram relacionar problemas psíquicos com o ambiente em que essa pessoa frequenta, seja casa ou trabalho.

Pesquisadores ainda afirmam que pessoas que conseguem personalizar seu ambiente de trabalho e casa tem melhor bem-estar, autoestima elevada e satisfação porque essas pessoas têm o sentimento de pertencimento aquele lugar. Mas no meio da desorganização, ter seu ambiente personalizado às vezes se torna inviável.

Existem pessoas que nascem organizadas por natureza e aquelas completamente desorganizadas. Mas o principal ponto é que podemos aprender a nos organizar.

A organização torna mais fácil ao nosso cérebro trabalhar, gasta menos energia e traz uma sensação de serenidade.

Já a falta de organização pode ser motivo para o aumento do estresse e com ele vem os sintomas físicos ou psicológicos (insônia, angústia, irritabilidade, falta de concentração, etc).

O resultado é o aumento da ansiedade e depressão e com isso diminuição da sua qualidade de vida.

Não é atoa que sentimos aquela sensação prazerosa ao terminar de destralhar nossa casa e organizar tudo, não é? Como nosso cérebro vai descansar e ter serenidade quando chegamos em casa e encontramos um caos?

Ficou mais curioso sobre isso e quer organizar tudo agora? Aqui vai algumas dicas para você se manter bem organizado:

  • Primeira e mais importante – Retire tudo que você não usa mais. Descarte papéis desnecessários, doe roupas e objetos que podem ainda ser úteis a alguém. Menos é mais sempre e isso vale também para menos coisas é igual a menos tempo limpando
  • Organize seu espaço para que sua mente fique livre e evite falta de concentração e foco
  • Defina um lugar para cada coisa e crie formas de organizá-las
  • Jogue fora tudo que estiver fora da validade ou quebrado
  • Crie seu Planner diário ou Bullet Journal, assim você irá anotar ali suas prioridades de tarefas do dia a dia, poupando esforço de se lembrar de tudo e se concentrando em uma por vez. Esquece aquela coisa de ser multitarefas
  • Retire roupas e objetos jogados no chão. Esses objetos te trazem para baixo
  • Abra as janelas para entrar ar e a luz do dia, isso diminui a sua frequência cardíaca e traz boas sensações
  • Evite procrastinar, eu utilizo a técnica Pomodoro, encontre a que mais combine com você.

Um comentário sobre “Desorganização: um problema de saúde

Deixe um comentário